2025/11/06
Trajeto da Linha de Alta Velocidade que irá atravessar o concelho de Santa Maria da Feira não irá prejudicar futuro crescimento do parque de exposições.
O percurso da Linha de Alta Velocidade apontada para o concelho de Santa Maria da Feira afectava, no estudo prévio, o projeto de expansão do Europarque, sem tocar, no entanto, no parque de exposições propriamente dito, mas limitando o potencial do equipamento no futuro. Contudo, projeto de execução salvaguarda todos os interesses do Europarque.
Entre o km 43,5 e o km 47,2, onde se localiza a área do completo Europarque o traçado desenvolvido em projeto de execução foi desviado para poente, permitindo assim interfeiro o mínimo possível com esta zona, pode-se ler em documento disponibilizadas pelas Infraestruturas de Portugal.
As acessibilidades também estão garantidas. "Na zona do completo do Europarque o projeto de execução considera os restabelecimentos correspondentes à zona do barracão e da rua do Corgo, assegurando as acessibilidades necessárias a esta zona de atividades económicas", sublinha o documento.
O crescimento do Europarque é algo falado e discutido há duas décadas. Em 2006 foi equacionado e anunciado a ambição de expandir este complexo, num investimento de 500 milhões de euros e que visava infra-estruturas como um centro de exposições cinco vezes maior, hotéis, um pólo tecnológico, um museu e incubadoras de empresas. Mas o projecto não saiu do papel.
Três anos depois, em 2009, a Associaçao Empresaria de Portugal anunciou um outro projecto igualmente ambicioso para o Europarque, que projetava a instalação de 200 empresas, unidades hoteleiras, uma escola e um campo de golfe com sete quilómetros de percurso de jogo, um centro comercial "high tech", um centro hípico e um centro cultural e artístico. Orçado em 460 milhões de euros, prevendo a criação de cinco mil postos de trabalho. Este projecto também não saiu da gaveta.
Desde 2016 que o Europarque está nas mãos da Feira Viva, empresa municipal do município de Santa Maria da Feira, que tem como missão corporizar como uma "plataforma nacional e internacional para a ‘meeting industry’".