2025/11/08
Obras arrancaram no final de outubro, e tem previsão de conclusão no prazo de cinco meses. Bancadas deverão ser totalmente reabertas ao público em maio do próximo ano.
A bancada central do Estádio Municipal de Arouca está a ser alvo de uma intervenção que visa a correção de diversas anomalias estruturais. A obra foi adjudicada à empresa arouquense Jaime Azevedo Construções, Lda por quase 600 mil euros (598.300,44€). O prazo para a realização da obra é de de cinco meses, o que quer dizer que em maio de 2026 a bancada será reaberta ao público.
Os trabalhos de reparação incluem a impermeabilização da bancada principal, a instalação de drenos e canais de drenagem superficial, a execução de trabalhos de estabilidade no tardoz da bancada, a substituição de periféricos elétricos, a requalificação de quadros elétricos e a instalação de um sistema de ventilação.
A bancada principal (sudeste) será reabilitada na sua cobertura e respetiva fachada. Já a bancada oposta, a Noroeste, irá ser intervencionada no “muro no tardoz da bancada”, na “drenagem de águas pluviais provenientes do tardoz da bancada” e ainda na “impermeabilização de coberturas planas”.
Também estão previsto trabalhos para as torres de iluminação 3 e 4. Na listagem dos trabalhos que constam do caderno de encargos também constam “trabalhos de construção civil na periferia do edifício, arranjos exteriores para corrigir infiltrações da fachada” (nos quais se incluem repavimentações), a “correção da rede de drenagem de águas pluviais”, melhoramentos na rede elétrica e sistema de aquecimento (águas sanitárias e aquecimento ambiente) e a instalação de um novo sistema automático de detenção de incêndio.