2025/08/01
O Região de Terras de Santa Maria quer combater a desinformação. Tem a missão de garantir informação de qualidade à comunidade de uma região que é exemplo para o país.
Chegamos. O REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA é um jornal online que começou a ser pensado em 2024, amadureceu no início deste ano de 2025 e chega ao público no primeiro dia de agosto. Até ao momento havia deficiência evidente: a falta de um órgão de comunicação social focado numa região que é exemplo para o país. A união de esforços e de vontades fez nascer um projeto que vem ocupar um lugar que agora estava vazio. Explicamos o nosso propósito no Estatuto Editorial.
Há cerca de 350 mil pessoas que vivem na região secularmente dominada Terras de Santa Maria, composta pelos concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Espinho, Vale de Cambra, e Arouca. Esta é uma região especial. E queremos dar-lhe visibilidade, queremos dar palco. Mas queremos essencialmente produzir conteúdo relevante e de valor para esta comunidade.
Numa era dominada por fake news queremos garantir o direito à informação credível a esta comunidade. Assumimos também a missão de explicar, enquadrar e expôr a informação que mexe com o quotidiano das pessoas. Quero deixar já uma coisa clara: não somos contra ninguém, somos sim a favor da melhor informação para os nossos leitores.
Aqui no REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA mais do que acompanhar a agenda oficial, vamos atrás da notícia. Investigamos documentos públicos, cruzamos informação, enquadramos a realidade, procuramos nas entrelinhas, queremos expor onde é investido o dinheiro de todos os contribuintes nesta região, e mostrar as causas e consequências de decisões e acontecimentos.
É minha intenção que este projeto seja uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Queremos que os nossos leitores nos encontrem, e que nos procurem diariamente pela informação esclarecedora e relevante que publicamos.
Começa aqui a viagem. Venha connosco e conte aos seus amigos. Boas leituras!
Emanuel Rodrigues
* diretor Região Terras de Santa Maria