2025/10/29
Tem o 12.º ano de escolaridade e quase sempre exerceu funções em serviços públicos. Deixou o gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e foi pela primeira vez eleito para a liderança de uma autarquia.
Jorge Ratola, natural de Aveiro, atualmente 59 anos é o novo presidente da câmara municipal de Espinho, eleito, no dia 12 de outubro, para o mandato 2025/2029, com 40,23% dos votos (6618). Residente no concelho vizinho de Santa Maria da Feira, e é casado Adelina Portela, eleita também pelo PSD, como presidente da assembleia municipal de Santa Maria da Feira com 45,44% dos votos
Tem o 12.º ano de escolaridade e, segundo a sua nota curricular, quase sempre exerceu funções em serviços públicos, iniciando a carreira como vice-presidente da Casa da Cultura da Juventude de Aveiro e adjunto do Instituto Português da Juventude, em ambos os casos aos 23 anos e pelo período de 1989 a 1997.
A partir de 2000, trabalhou dois anos como comercial de uma companhia de seguros, após o que foi chefe de gabinete do então Governo Civil de Aveiro, de 2002 a 2005, e adjunto da presidência na Câmara Municipal de Vale de Cambra, nos quatro anos seguintes.
Daí passou para a autarquia de Espinho, onde de 2009 a 2013 assumiu a chefia do gabinete da presidência, e para a Câmara de Aveiro, onde foi vereador de 2013 a 2015 e vice-presidente de 2015 até 2021.
Foi chefe de gabinete da presidência na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, de 2021 a 2024, durante o mandato de Emídio de Sousa. Foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, em maio de 2024, quando o caminho
O partido interrompeu o seu papel de coordenador de programa de eleitoral de Luís Souto, candidato vencedor, pela AD, à câmara municipal de Aveiro nas eleições autárquicas de 2025, para ser o candidato à câmara municipal de Espinho.
Esta decisão já lhe valeu um “inimigo político” uma vez que avançou após a estrutura nacional do partido inviabilizar a candidatura de Ricardo Sousa, invocando que as sondagens indicavam que o partido não venceria o município de Espinho (o que veio a acontecer) caso o candidato fosse Ricardo Sousa.
Fonte do PSD realça Jorge Ratola “exerceu funções durante oito anos no Município de Aveiro, enquanto vereador e vice-presidente, tendo desenvolvido um extraordinário trabalho ao lado de Ribau Esteves”.
E afirma: “É uma pessoa com grande experiência autárquica, exerceu funções de topo em diversos concelhos do distrito de Aveiro e reúne o perfil indicado para enfrentar o desafio que se coloca a Espinho. O município reclama uma mudança de rumo que só pode ser imprimida por alguém com capacidade e experiência, capaz de reorganizar os serviços, dinamizar os projetos que o concelho exige e devolver aos espinhenses a confiança na gestão autárquica”.
Terá agora a missão de demonstrar todo o seu trabalho naquela que é a primeira vez que é eleito para o cargo máximo de uma autarquia.