2025/10/21
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis Espinho Vale de Cambra São João da Madeira Arouca
O município de Santa Maria da Feira foi o que mais beneficiou com os lucros das empresas instaladas no seu território em 2024. Município de Espinho viu a entrar menos de meio milhão de euros através da taxa de Derrama.
Após a análise sobre qual o município que cobra a maior taxa de Derrama municipal na região de Terras de Santa Maria, o REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA analisou os orçamentos municipais do ano de 2024 dos cinco concelhos que compõem esta região, para perceber, efetivamente, quanto valem as empresas em cada um dos territórios. No total as empresas desta região 12,3 milhões de euros.
Santa Maria da Feira lidera a lista de municípios que cobra a maior percentagem do imposto sobre o lucro tributável (1,5%), e também o que mais cobrou, em valor global, às suas empresas no ano de 2024. Arrecadou 5,6 milhões de euros, e o Grupo Amorim é normalmente a empresas que mais contribui para este bolo.
Num ranking que normalmente não sofre muitas oscilações, o Grupo Amorim colocou em 2023 três empresas na lista de cinco maiores empresas do concelho de Santa Maria da Feira: a Amorim Cork, SA (1.º), Amorim Florestal, SA (2.º) e a Amorim Cork Composites, SA (4.º). A Faurécia - Sistemas de Escape de Portugal, Lda (3.º) e a Barbosa Wolrld Brass, SA (5.º) são as empresas do top 5 que mais contribuem no município de Santa Maria da Feira.
A autarquia de Oliveira de Azeméis é a segunda da região que mais ganha com os lucros das empresas instaladas no seu espaço. Em 2024 registou a entrada de 3,25 milhões de euros através da Derrama.
Aqui, normalmente é a empresa Ferpinta - Indústria de Tubos de Aço de Fernando Pinho Teixeira, SA que lidera o ranking das maiores empresas do concelho, numa lista que é elaborada através dos dados económicos de cada empresa, isoladamente, Também aconteceu em 2023. Neste ano a Gestamp Aveiro, sedeada no concelho, foi a segunda empresa com melhor desempenho económico e que mais contribuiu para o bolo geral da Derrama do municipio oliveirense. A Simoldes Plásticos, SA (3.ª), a Novaarroz - Produtos Alimentares, SA (4.º) e a Aspok Portugal, são as outras empresas que mais contribuem para o orçamento municipal.
São João da Madeira, que é o segundo concelho que cobra uma maior taxa de Derrama (1,45%), finaliza o pódio dos municípios da região de Terras de Santa Maria que mais beneficiam com a atividade económica das suas empresas. Em 2023 arrecadou 1,5 milhões de euros. Segundo ranking de maiores empresas do concelho, Faurécia - Assentos de Automóvel, Lda foi a empresa que mais contribuiu em 2023, seguindo-se a Flexipol - Espumas SIntéticas, SA (2.º), a EDA - Estofagem de Assentos, Unipessoal, Lda (3.º) , a Molaflex - Colchões, SA ( 4.º), e a ERR Têxtil Portugal, SA.
Em Vale de Cambra, apesar do municipio ser dos que menos cobram de taxa de Derrama, as empresas deste concelho representam 826 mil euros para o orçamento municipal. A empresa Fromageries, empresa do grupo Bel Portugal, SA, que tem fábrica neste concelho, lidera a lista das cinco empresas com melhores resultados económicos no concelho. O grupo COLEP tem um papel determinante no valor de Derrama do município, ao colocar duas empresas na lista das cinco maiores - a Colope Packaging Portugal, SA (2.º) e a Colep Consumer Products Portugal, SA (4.º). A Vicaima - Indústria de Madeiras e Derivados, SA (3.º), e a Global Dis - Distribuição de Materiais, S.A (5.º) completaram o ranking de maiores empresas em 2023.
O concelho de Arouca é o quarto município da região que mais recebe do imposto cobrado sobre o lucro tributável, mas longe dos municípios que lideram este ranking. Em 2024 arrecadou 766 200 euros, provenientes das empresas António Pimenta Construções, que em 2023 foi a que obteve melhor rendimento económico, Bluetooth - Imp. e Exp. de Telemóveis (2.º), Construções Carlos Pinho, Lda (3.º) , Lojagrícola - Avirecria - Lusocereais, Lda, e a Portugal Alves - Produtos Siderúrgicos, S.A (5.º).
Em último lugar deste ranking surge o concelho de Espinho. O município cobra uma taxa geral de 1,30%, mas em 2024 não chegou a cobrar meio milhão de euros em Derrama. O orçamento municipal aponta para uma receita de 458 340 euros neste item. As empresas não têm assim um peso fulcral no orçamento municipal.
A Solverde - Sociedade Investimento Turísticos da Costa Verde, SA liderou em 2023 liderou o ranking das maiores empresas do concelho, sendo assim aquele que mais contribuiu para o valor proveniente da Derrama. Seguiram-se a Eurospunha - Soc. Industrial de Espumas Sintéticas, S.A (2.º), a Sorema, S.A (3.º), a M. A. Salgueiro,SA (4.º), e a Tapeçarias Ferreira de Sá, Lda (5.º)
---
Santa Maria da Feira: 5 580 090 euros
Oliveira de Azeméis: 3 243 500 euros
São João da Madeira: 1 522 571 euros
Vale de Cambra: 826 000 euros
Arouca: 766 200 euros
Espinho: 458 340 euros