Em
Região de Terras de Santa Maria

2025/08/02

Passadiços de Pindelo inaugurados sem sinalização nem plano de emergência

Oliveira de Azeméis

Os Passadiços de Pindelo foram inaugurados oficialmente no dia 12 de julho, mas há ainda pormenores importantes por concluir.

Os Passadiços de Pindelo foram inaugurados oficialmente no dia 12 de julho. Este equipamento é um dos maiores realizados na freguesia durante os últimos quatro anos, e tem atraído milhares de turistas ao local. É um dos destinos da moda do Turismo de Natureza no nosso país. Mas se a beleza natural tem feito o seu trabalho, que é o de cativar com os seus visitantes que mostram vontade de voltar, ainda faltam alguns pormenores do lado humano. Há falta de sinalização, o estacionamento é deficiente, e falta um plano de emergência eficaz para ser ativo caso algo corra mal durante a visita.

Gaspar Almeida, presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, informou na última reunião de Assembleia da Freguesia que a obra dos Passadiços de Pindelo ainda não se encontrava completa. "Falta a colocação da sinalização que a empresa Carmo Wood ainda terá colocado. E também falta o Plano de Emergência a ser submetido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis", revelou. O Região de Terras de Santa Maria tentou obter mais esclarecimentos junto da autarquia, mas até à publicação deste artigo ainda não tínhamos obtido qualquer resposta.

 

A autarquia confirmou a informação sobre a falta do Plano de Emergência em resposta enviada à nossa redação na segunda-feira, dia 28 de julho, 16 dias depois da inauguração oficial do equipamento.

Os passadiços de Pindelo são uma resposta de natureza de grande sucesso, cuja procura por parte de habitantes locais e visitantes, tem superado todas as expetativas. O Serviço Municipal de Proteção Civil está a desenvolver, conjuntamente com os agentes de proteção civil municipal, o Plano Prévio de Intervenção (Plano de Segurança) para os passadiços de Pindelo, que está em fase de conclusão”, informa o executivo municipal.

Entretanto, uma das dificuldades cada vez mais referidas pelos visitantes ao espaço é a dificuldade de estacionamento, uma questão que já foi abordada ao executivo camarário.

 

Festa de inauguração

Dezenas de pessoas fizeram questão de marcar presença no dia de inauguração do equipamento que tem colocado a freguesia de Pindelo no mapa do turismo de natureza.

"Hoje é um dia de grande alegria e orgulho para a comunidade da União de Freguesias, particularmente para freguesia de Pindelo. Estamos aqui para celebrar a inauguração dos nossos ansiados passadiços ao longo do rio Antuã, um percurso que nos propõe o convívio com a natureza, num ambiente de rara beleza natural", afirmou o presidente da UF Nogueira do Cravo e Pindelo no dia da inauguração.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, vincou o sucesso dos Passadiços de Pindelo ainda antes da inauguração do equipamento. "Oliveira de Azeméis é um território que tem um imenso potencial turístico e prova disso é este passadiço que estamos a inaugurar, pois já antes de estar pronto, este percurso atraía muitas pessoas que queriam desfrutar das paisagens que os passadiços oferecem, promovendo o turismo, a prática desportiva e hábitos de vida saudáveis em contacto com a natureza", afirmou.

Sobre o equipamento propriamente dito, o edil oliveirense refere que Pindelo tem oportunidade de evidenciar todo o seu encanto. "Estamos aqui a inaugurar um investimento no domínio turístico que permite à freguesia de Pindelo exibir toda a beleza do seu património natural com todo este esplendor", disse.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
O posto da GNR de Santa Maria de Lamas vai encerrar?
9/08/2025
Passadiços de Pindelo inaugurados sem sinalização nem plano de emergência
2/08/2025
PS da Feira e AD de Azeméis comprometem-se em descer o preço da água no poder
1/08/2025
Município de SJ Madeira adjudicou €250 mil em 16 contratos de prestações de serviços desde o início de 2025
1/08/2025
Pedro Abrunhosa dá três concertos em Terras de Santa Maria no espaço de dois meses
1/08/2025
Queremos dar notícias a um universo de 350 mil leitores da região de Terras de Santa Maria
1/08/2025