2025/11/21
Oliveira de Azeméis Fact Check
A atribuição dos selos de qualidade exemplar por parte da ERSAR expuseram o diagnóstico por parte dos consumidores.
Uma publicação na rede social facebook datada de 20 de novembro de 2025 vaticina: os habitantes de Oliveira de Azeméis pagam a segunda fatura de água mais cara do país, mas não é da melhor qualidade.
O REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA analisa as duas premissas o valor da fatura, e a qualidade da água. Vamos por partes.
Um estudo da Deco Proteste coloca Oliveira de Azeméis como o segundo concelho com a fatura total para consumos anuais de 120 metros cúbicos anuais que inclui abastecimento, saneamento e resíduos sólidos. O valor pago, em média, é de 491,94 euros, atrás do concelho de Amarante que paga 494,47 euros. Mas o município oliveirense ascende ao primeiro lugar do ranking nacional na fatura de consumos anuais de 180 metros cúbicos. Paga 718,94 euros, superiorizando-se ao concelho de Amarante que paga 678,67 euros.
Recentemente a ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resídudos atribuiu os “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento. O concelho de Oliveira de Azeméis - tal como Santa Maria da Feira e Arouca - ficaram de fora da listagem dos concelhos com "água exemplar", tal como pode ler aqui.
___
Avaliação do Fact-Check Região de Terras de Santa Maria: VERDADEIRO