2026/01/09
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis Espinho Vale de Cambra São João da Madeira Arouca
Alteração teve oito votos a favor, sete abstenções e dois contra por parte dos elementos que compõem o Conselho Metropolitano do Porto. Presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis avança que terá sido decisão política.
O Conselho Metropolitano do Porto aprovou por maioria - com oito votos a favor, sete abstenções e dois contra - a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que gere os transportes UNIR, substituindo Marco Martins, que foi destituído.
A destituição e substituição, com efeitos imediatos, do ex-presidente da Câmara de Gondomar, que estava em funções há menos de um ano, foi proposta, votada e aprovada na reunião desta sexta-feira, dia 9 de janeiro.
O agendamento deste ponto apanhou grande parte dos autarcas de surpresa revelou o presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis na última reunião de executivo camarário. Confessou ainda que este foi um dos temas mais falados durante o almoço de Reis promovido pelo bispo do Porto, D. Manuel Lima.
"Ficamos todos surpreendidos com o agendamento deste ponto para a reunião. Há a ideia de que esta é uma decisão política e que houve instruçõe do governo", avançou Joaquim Jorge.
Além da nomeação de Nuno Sousa, ex-vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o conselho metropolitano nomeou o atual diretor financeiro dos STCP, José Paulo Ferreira, para primeiro vogal executivo daquele órgão e Carla Vale como segunda vogal executiva, mantendo-se no cargo.