2025/11/16
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis Espinho Vale de Cambra São João da Madeira Arouca
Pedro Duarte deverá liderar única lista a sufrágio à liderança do Conselho Metropolitano do Porto até 2029, onde estão incluídos os municípios da Região de Terras de Santa Maria.
Pedro Duarte será escolhido esta segunda-feira, dia 17 de novembro, como novo presidente do Conselho Metropolitano do Porto. O novo presidente da câmara municipal do Porto eleito, pela coligação AD (PSD/CDS-PP) nas últimas eleições autárquicas demonstrou a sua disponibilidade para protagonizar a única lista à liderança da Área Metropolitana do Porto (AMP), fazendo regressar assim o município portuense à estrutura metropolitana.
A última vez que a câmara municipal do Porto liderou a AMP foi em 2013, com Rui Rio, que foi substituído pelo então presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, que cumpriu mandato até 2016. Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD perdeu a liderança da AMP, que passou a ser liderado pelo presidente da câmara municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que renunciou o cargo já no final do mandato e foi substituído pelo então presidente da câmara municipal de São João da Madeira, o socialista Jorge Vultos Sequeira.
O Conselho Metropolitano do Porto é composto pelos 17 presidentes municípios da Área Metropolitana do Porto, onde constam as cinco autarquias que compõem a Região de Terras de Santa Maria. As últimas eleições autárquicas refizeram o quadro que compõe o Conselho Metropolitano, passando a dar vantagem ao PSD, tal como o jornal REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA escreveu aqui.
Oito autarquias da AMP são lideradas pelo PSD (onde estão incluídas Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Espinho), e oito autarquias são lideradas pelo PS (Oliveira de Azeméis e Arouca). O centrista André Martins, eleito presidente da câmara municipal de Espinho, poderia vir a desempatar a eleição do Conselho Metropolitano, mas esse cenário não deverá acontecer, uma vez que não é intenção do Partido Socialista apresentar uma lista alternativa para liderar a AMP no mandato 2025-2029.