2025/11/26
Entre espetáculos diários em Perlim - onde está incluído uma performance com 220 drones - e luzes de natal, o orçamento para o natal deste ano em território feirense é de 1,1 mihões de euros. São esperadas 100 mil pessoas.
A programação natalícia de Santa Maria da Feira arranca no dia 28 de novembro e reserva 1,1 milhões de euros para o parque temático Perlim. A grande novidade, como já lhe contamos aqui, são os 21 espetáculos de Natal que vão socorrer-se de 220 drones a 80 metros de altura e que terá um custo de 250 mil euros, sendo que a autarquia só irá investir 25%. Os restantes 1037 milhões do orçamento de Perlim ficam reservados para os já habituais espetáculos e áreas cénicas na Quinta do Castelo e no próprio Castelo da Feira. Haverá ainda uma pista de gelo e um circo nas margens do Cáster - o que, no total, abrange uma área na ordem dos 60 mil metros quadrados, dinamizada diariamente por cerca de 350 técnicos, profissionais, figurantes e comerciantes.
No orçamento de mais de um milhão de euros inclui-se também a parada cénica pelas ruas da cidade - aos sábados, feriados e nos dias 22 e 23, a partir das 12h30, e o funcionamento do Mercado de Natal, que, nos dias em que o parque natalício abre ao público, estará disponível no Rossio, disponibilizando 42 bancas de alimentação, artesanato e outros produtos comerciais.
A alguns metros de distância, também o Mercado Municipal desenhado por Fernando Távora estará a funcionar em complemento de Perlim, mas apenas em sextas, sábados e domingos coincidentes com o parque temático. No dia 28 é proposto uma animação excecional e várias atividades gratuitas.
Este ano a câmara municipal de santa maria da feira decidiu investir 154 mil euros na decoração festiva na generalidade do concelho, ao abrigo de um contrato público para o triénio 2023-2025, integrando conceção, produção, montagem, manutenção e desmontagem de iluminação e outras estruturas. Ess0e montante representa um aumento de cerca de 30 mil euros face a 2024, devido a trabalhos complementares e novos apontamentos ornamentais.
Entre os elementos mais distintivos dessa decoração pública inclui-se: uma árvore de Natal visitável com 16 metros de altura e animações luminosas, na Praça Gaspar Moreira, no centro da Feira; um coração de 10 metros na rotunda do Hospital São Sebastião, complementado com balancés e "selfie points", também na cidade; um túnel luminoso no parque das Termas de São Jorge, na freguesia das Caldas; e um ecrã gigante no Porto Carvoeiro, junto ao rio Douro, em Canedo.
A autarquia de Santa Maria da Feira que tem o objectivo de que o projeto Perlim seja autosustentável em termos de custos e despesas estimaa que o evento gere um impacto económico no território superior a cinco milhões de euros, com a expectativa de receber cerca de 100 mil visitantes, sobretudo portugueses e espanhóis, durante a quadra natalíicia.