2026/01/23
Oliveira de Azeméis Terras-Check
Valor da fatura da água tem sido tema recorrente na discussão política em Oliveira de Azeméis. O que pode realmente acontecer neste ano de 2026.
A concessão de água no concelho de Oliveira de Azeméis é um dos tópicos mais frequentes na discussão pública e política no concelho de Oliveira de Azeméis. E tem ganho maior relevo durante o último ano, e foi um tema bastante discutido nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Tem sido passado a ideia de forma insistente de que o município poderá rasgar o contrato de concessão de água à empresa Indaqua. Na verdade, este ano passa a haver essa possibilidade. E essa possibilidade também está dada como válida no estudo encomendado pela autarquia para avaliar a concessão de água no concelho de Oliveira de Azeméis. “O trabalho que encomendámos está a ser feito", confessou o presidente da autarquia em recente reunião de executivo camarário, revelando que este "equiaconal todos os cenários: o resgate, a renegociação da concessão e a prorrogação, por cinco anos, por dez anos”.
Numa primeira análise, podia-se assumir que é verdade, que a autarquia poderá resgatar o contrato da concessão de água. Mas nesta Fact-Check de Terras de Santa Maria iremos incluir o termo Verdadeiro, mas... E porquê? Porque também já foi adiantado que depois das contas feitas, o resgate poderá custar 40 milhões de euros ao município.
E por esta grandeza de valor, é possível que o executivo camarário opte por um de dois caminhos: reunir os melhores argumentos para fazer baixar a fatura da água, ou referende este assunto aos oliveirenses para que a comunidade decida em conjunto com o poder político sobre o futuro da concessão da água no concelho.
Avaliação do Fact-Check Região de Terras de Santa Maria: VERDADEIRO, MAS...