2026/01/28
Presidente a autarquia, Jorge Ratola, afirma que participação na FITUR evidenciou necessidade da elaboração de um plano estratégico na área do turismo.
O município de Espinho participou neste início de 2026 na FITUR - Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid entre os dias 21 e 25 de janeiro. A estratégia passou pela promoção do turismo da cidade - com o surf, a praia da Baía, a gastronomia e o Casino no topo da pirâmide, bem como estabelecer contactos com parceiros e agentes turísticos na maior feira de turismo.
Para ter um pequeno stand próprio durante os quatro dias de evento, o município gastou 5 mil euros, mas, na opinião do presidente da autarquia, Jorge Ratola, esta participação serviu sobretudo para "evidenciar fragilidades na estratégia municipal para o sector", afirmou na última reunião de executivo camarário, constatando que o município necessita urgentemente de um pano estratégico para o setor, que será desenvolvido, em breve, por uma equipa interna do município, ou a ser contratado externamente.
O presidente da autarquia de Espinho foi mais longe na crítica, afirmando que "não adianta participar seja no quer, sem saber o que estamos a fazer".