2026/02/05
Miguel Pinto Luz reuniu-se com presidente da câmara municipal de Vale de Cambra e assumiu compromisso que implicará intervenções no território de valecambrense e no concelho de Oliveira de Azeméis.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, assumiu compromisso do Governo para o prolongamento da via de ligação da Zona Industrial Lordelo - Codal ao nó da A32 em reunião realizada no início deste mês de fevereiro, em Lisboa, com o presidente da câmara municipal de Vale da Cambra, André Martins Silva, que viajou ao lado do vereador Nelson Martins.
O prolongamento da Via de Ligação Lordelo-Codal tem intervenções previstas nos concelhos de Oliveira de Azeméis e de Vale de Cambra e dará continuidade à Av. da Zona Industrial, permitindo assim a sua ligação à estrada nacional EN227, na proximidade da rotunda de acesso à autoestrada A32.
Esta ligação rodoviária, há muito reivindicada pelo município, será determinante, afirma a autarquia, "para melhorar a mobilidade no concelho, reforçar a articulação com os grandes eixos viários e criar melhores condições para o desenvolvimento económico e qualidade de vida da população".
O compromisso político assumido pelo governo é, na opinião do líder da autarquia valecambrense, "de primordial importância para industria local, facilitando o escoamento de produtos, designadamente os oriundos das empresas de metalomecânica pesada existentes no concelho, para os grandes centros urbanos e porto de Leixões".
O próximo passo para a oncretização desta ambição "será a elaboração projeto de execução, que culminará numa apresentação pública do mesmo em meados do presente ano". Miguel Pintoz Luz, ministro das Infraestruturas, também prometeu estar presente neste importante momento.