2025/10/29
Da lista dos novos chefes de divisão, há um deles que entrou em funções três dias depois da realização das eleições autárquicas que ditaram mudança de poder na autarquia espinhense.
Maria Manuela da Cruz assinou um despacho, datado de 20 de outubro, onde nomeou mais cinco chefes de divisão da autarquia de Espinho para uma comissão de serviço de três anos depois, mesmo depois de ter perdido as eleições autárquicas do dia 12 de outubro. Sobem assim para onze o número de chefes de divisão nomeados pela ainda presidente da câmara municipal de Espinho em ambiente de eleições autárquicas (o REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA divulgou aqui os seis primeiros).
Como Chefe de Divisão de Coesão Social nomeou Anabela da Silva Lourenço, com efeitos a 2 de outubro de 2025. Com licenciatura em Psicologia, desempenhava o cargo desde o ano passado, em regime de susbtitução.
José Mário Lopes foi nomeado como Chefe de Divisão de Educação e Cultura, com efeito desde o dia 15 de outubro, três dias depois da realização das últimas eleições autárquicas, vencidas em Espinho pelo social-democrata Jorge Ratola. Com Doutoramento em Ciências do Desporto, desde 2013, é professor Adjunto do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro desde 2019. Nos últimos três anos desempenhou o cargo par o qual agora é nomeado em regime de substituição.
Como Chefe de Divisão Jurídica e de Apoio à Administraçã foi nomeada Leonor de Barros Sousa Mendes, com efeitos a 7 de outubro de 2025. Licenciada em Direito, e com Mestrado "Riscos, Cidades e Ordenamento do Território” começou a exercer o cargo, em regime de substituição, apenas este ano. Entre 2025 e meados deste ano de 2025 foi coordenadora do departamento de assessoria jurídica e apoio à Contratação da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E. M., S. A. Iniciou funções em serviços públicos no ano de 2017 como técnica superior (Jurista) no Serviço Jurídico da Câmara Municipal de Ovar, tendo passado ainda nesse ano, e com as mesmas funções, para a câmara municipal de Espinho.
David Teixeira Pereira de Pinho foi nomeado Chefe de Divisão de Ambiente, com efeitos a 10 de outubro de 2025, dois dias antes das eleições autárquicas. Licenciado em Engenharia Civil, em 2006, e com Curso Geral de Gestão, em 2018, entrou na chefia de Divisão de Ambiente, em regime de substituição, em 2024, após ter sido, durante dois anos (2022/2024) responsável pelo Núcleo de Serviços Urbanos (NSU) do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento Local (DPDL).
Por fim, a nomeação da Chefe de Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento, Joana Patrícia Torres Alves, com efeitos a 10 de outubro de 2025. Licenciada em Administração Pública, em 2009, com Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças Públicas Locais, em 2013, foi nomeada para o cargo, em regime de substituição, em 2024, após de ser transferida do Núcleo de Mobilidade e Infraestruturas, onde exerceu o cargo de chefia, em regime de substituição, em 2023/2024.