2025/10/10
A candidatura de João Oliveira, da coligação AD - A Melhor Cidade do País, reúne a preferência dos sanjoanenses nas sondagens da IPOM e Intercampus. Ricardo Oliveira, do CHEGA, pode também ser eleito vereador.
As duas sondagens tornadas públicas nos últimos dias para a liderança da câmara municipal de São João da Madeira dão uma ligeira vantagem à candidatura da Aliança Democrática - A Melhor Cidade do País, protagonizada por João Oliveira, em relação à candidatura do PS, e atual presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira. Nas próximas eleições autárquicas o CHEGA pode também eleger um Ricardo Oliveira para o executivo municipal.
A sondagem da IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado para o jornal O Regional, baseada num universo de 451 entrevistas feitas entre os dias 2 e 4 de outubro, dá uma vantagem de 7,5 pontos percentuais para a candidatura de João Oliveira que arrecada 37,6% da intenção dos votos. Jorge Vultos Sequeira surge na segunda posição com 30,1% da intenção de voto, e o CHEGA, com Ricardo Oliveira, ascende à terceira força do município, com intenção de voto de 14,9%. As restantes candidaturas registam resultados residuais: Moisés Ferreira, do Bloco de Esquerda, com 4%; Joana Dias, da CDU, com 2,8%, e Tiago Lima, da IL, com 2,5%.
Já a sondagem da Intercampus para o jornal Labor, com base em 405 entrevistas recolhidas entre os 19 e 30 de setembro, dá uma vantagem de 8 pontos percentuais à candidatura de João Oliveira, da AD, que recolhe 40,1% da intenção de votos. Jorge Vultos Sequeira, do PS, obtém de 32,1% da preferência nesta sondagem, e o CHEGA, com Ricardo Almeida, também aqui se afirma como a terceira maior força do concelho, com 15,9%. Esta sondagem projeta 4,1% da intenção de votos para Moisés Ferreira, do BE, 3% para Joana Dias, da CDU, e 2,7% para Tiago Lima, da IL.
Caso se venha a verificar os resultados demonstrados pelas duas sondagens, Jorge Vultos Sequeira protagonizará uma enorme queda na candidatura ao seu terceiro mandato à frente dos destinos do concelho de São João da Madeira.
Recorde-se que nas eleições de há quatro anos (2021), o atual presidente da câmara municipal sanjoanense obteve uma maioria absoluta ao obter 51,6 dos votos e elegeu quatro vereadores. A candidatura da AD, protagonizada por João Almeida, obteve 32,1% dos votos, com a eleição de três vereadores.