2026/02/13
Proposta apresentada pelos vereadores do PSD na câmara municipal de Arouca prevê um investimento inicial de 200 mil euros.
No final do ano passado foi transmita a ideia de que o executivo da câmara municipal de Arouca se recusou a aprovar, ou sequer discutir a ideia, para que as cantinas escolares do concelho de Arouca voltassem a ter confecção própria.
O REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA foi consultar as atas das reuniões de executivo camarário para perceber o tema. E na verdade, na reunião de executivo camarário no dia 18 de novembro os vereadores eleitos pelo PSD na autarquia arouquense submeteram uma proposta para "o regresso ao modelo tradicional de cantina escolar, com refeições confecionadas no local por cozinheiras qualificadas, utilizando produtos frescos e preferencialmente de origem local". Esta proposta visava "iniciar um projeto-piloto abrangendo as cantinas principais dos dois agrupamentos de escolas do concelho, servindo de base para a expansão gradual do modelo a todo o território".
A implementação desta ideia tinha por base "as inúmeras queixas de pais, alunos e pessoal docente quanto à qualidade das refeições escolares no concelho", e a estimativa orçamental para implementação do projeto-piloto situa-se nos 200 mil euros, sobretudo para invetir na modernização dos equipamentos para a confeção dos alimentos e formação do pessoal.
A mesma ata informa que os vereadores do executivo eleitos pelo PS Arouca votaram desfavoravelmente a proposta apresentada, explicando que "os objetivos nela enunciados já estão a ser cabalmente cumpridos pelo modelo atualmente em vigor no que concerne à confeção de refeições escolares (todas elas confecionadas em cozinhas pertencentes aos edifícios dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz) e também atestado pelo aumento no número de utilizadores das cantinas escolares".
O executivo revela que do ano letivo de 2022/23 até final do ano letivo de 2024/25 houve um aumento de 5% utilização das cantinas, tanto no Agrupamento de Escolas de Arouca como no Agrupamento de Escolas de Escariz.
---
Avaliação do Fact-Check Região de Terras de Santa Maria: VERDADEIRO