2025/11/04
Oliveira de Azeméis Espinho São João da Madeira
Das seis escolas que serão requalificadas no distrito de Aveiro, metade estão inseridas na região de Terras de Santa Maria.
O Governo lançou no final de outubro um concurso para requalificar 237 escolas degradadas no país, num investimento de quase mil milhões de euros, verba que resulta através de um financiamento acordado entre o Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) destinados à modernização de escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país.
Estes estabelecimentos de ensino foram sinalizados com o nível de intervenção "P2 – Urgente" no Acordo Setorial de Compromisso para o Financiamento do Programa de Recuperação/Reabilitação, celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, em 2023.
Entre as cinco CCDR, a região Norte é a segunda com maior dotação disponível, ascendendo a 212,5 milhões de euros para 61 escolas elegíveis. As seis escolas do distrito de Aveiro representam 10% do universo de estabelecimentos a serem intervencionados na zona Norte, e metade estão concentradas na região das Terras de Santa Maria.
Na lista constam Escola Secundária Domingos Capela (Espinho), Escola Básica de Pardilhó (Estarreja), Escola Básica Florbela Espanca (Ovar), Escola Secundária de Esmoriz (Ovar), e a Escola Básica e Secundária de São João da Madeira e a Escola EB 2/3 de Carregosa (Oliveira de Azeméis).
As obras de requalificação obrigará ao fecho de alguns estabelecimentos escolares ou transferência de alunos para monoblocos, revelou em outubro o ministro da Educação Sem especificar quais, o ministro da tutela, que obrigará ao fecho de alguns estabelecimentos escolares ou transferência de alunos para monoblocos, revelou em outubro o ministro da Educação. A inclusão ministro da Educação, Ciência e Inovação, sem, no entanto, identificar quais.