2025/11/01
"A câmara municipal tem, rapidamente, DE voltar a funcionar com celeridade e eficiência". Este é o mote do novo presidente da câmara municipal de Espinho.
O social-democrata Jorge Ratola tomou no posse, no dia 31 de outubr,o como presidente da câmara municipal de Espinho, prometendo dar prioridade à análise da estrutura funcional da autarquia e repor a eficiência dos seus serviços. A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa sessão que muitos criticaram por decorrer num espaço sem capacidade para acolher o público convidado, já que o salão nobre da câmara dispunha de apenas 59 lugares sentados e só os eleitos para tomar posse eram 33, o que deixou mais de 120 pessoas de pé nas escadarias e ‘foyer’ do edifício.
“A câmara tem que voltar rapidamente a funcionar com velocidade e eficiência, para voltar a ganhar a confiança dos cidadãos, dos investidores e de todas as entidades que com ela se relacionam”, anunciou o líder da autarquia de Espinho.
Além da eficiência da gestão municipal, indicou depois outras “áreas prioritárias” a exigir intervenção “com urgência”: a simplificação de processos e reestruturação de serviços, a qualificação do espaço público, a recuperação de edifícios municipais, como é o caso da Nave Polivalente, a Piscina Solário Atlântico, o Balneário Marinho, o Museu Municipal/FACE ou o Centro Multimeios. Destaque ainda para o investimento e desenvolvimento económico, com o que se propôs atrair para o concelho “novas empresas, em especial do turismo, do comércio, da restauração e dos serviços”.
Exemplos concretos de ações a tomar nesse âmbito são “concluir o estádio municipal, potenciar a economia azul e valorizar toda a frente de mar” do concelho. Ainda sobre o Estádio Municipal, é intenção de Jorge Ratola integrar o equipamento numa Zona Desportiva a desenvolver.
O novo presidente da câmara municipal de Espinho anunciou a intenção de transformar a Avenida 8 num “espaço de encontro e lazer”, revitalizar os centros urbanos das freguesias, criar novos e cuidar dos espaços verdes existentes, e ainda apostar na valorização da frente marítima, que considera ser “o maior recurso” de Espinho
Do programa que descreve como “ambicioso”, Jorge Ratola salientou ainda dois outros compromissos: um para com os seniores, aos quais promete atenção às suas expectativas e maior qualidade de vida, e outro para com os jovens, a quem garante “oportunidades para que cresçam e vivam em Espinho”.
O novo executivo será constituído pela maioria PSD: Jorge Ratola, José Pinho, Carla Coelho, André Guimarães. Juntam-se os dois vereadores do PS, Luís Canelas e Nuno Almeida, e a vereadora Maria Manuel Cruz, presidente cessante que foi eleita para o executivo num movimento independente.