2026/02/05
Presidente da autarquia feirense considera que os danos causados em algumas estradas, "irá obrigar a aplicar um piso de desgaste, uma vez que a simples reparação de buracos já não é suficiente".
O mau estado das conservação das estradas no concelho de Santa Maria da Feira tem sido tema recorrentes nos últimos meses. Estão identificados vários pontos que representam riscos sério para a integridade física da comunidade e para os bens materias.
Um dos exemplos dado com frequência é o estado da pavimentação na rotunda do nó de acesso à A1. A estrada N109-4, na zona dos Fornos, é outros dos exemplos. E ainda é apontada uma sítuação crítica na zona do Farinheiro, também na freguesia Fornos, onde são visíveis crateras.
O presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, assume que "o inverno atual tem causado impactos particularmente negativos nas vias", mas observa que "muitos dos exemplos apontados dizem respeito a estrada sob a responsabilidade das Infraestruturas de Portugal".
Amadeu Albergaria salienta que apesar da responsabilidade não pertence ao município, "não dispensa a autarquia de exercer pressão junto das Infraestruturas de Portugal, nomeadamente da secção distrital de Aveiro, para a resolução das situações identificadas"
O presidente da autarquia especifica ainda que, os danos causados em algumas estradas, "irá obrigar a aplicar um piso de desgaste, uma vez que a simples reparação de buracos já não é suficiente".