2025/11/15
A câmara municipal de Oliveira de Azeméis só assegurou valência de bar da principal casa da cultura do concelho quase dois anos depois da sua inauguração. Ajuste direto com empresa oliveirense tem duração de um ano.
O TeMA - Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis tem em funcionamento o seu Café Concerto desde o início do mês de outubro. A autarquia aprovou no final de setembro um ajuste direto a uma empresa oliveirense a exploração do espaço. Esta valência foi assegurada apenas quase dois anos depois da inauguração do novo espaço cultural, a 11 de novembro de 2023.
A falta de um bar na principal casa da cultura do concelho de Oliveira de Azeméis tinha vindo a ser sentida e reclamada, quer por artistas, colaboradores e frequentadores do espaço durante os períodos em que ocorrem espetáculos.
O executivo revela que recebeu uma proposta de exploração em julho de 2025, o contrato foi aprovado no final de setembro, e a empresa oliveirense iniciou a exploração do espaço no dia 4 de outubro, com o concerto de Tim e da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta.
O contrato de exploração foi feito através de ajuste direto, tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. A autarquia receberá uma renda de 50 euros por mês, perfazendo um valor total de 600 euros no primeiro ano de contrato que terá duração até novembro de 2026.
Pelo valor em questão, a empresa exploradora do espaço está autorizada a abrir o espaço apenas em dias de espetáculos. O mesmo é dizer que nos meses de ausência de programação cultural a renda terá de ser liquidada, mas sem a utilização do espaço por parte da empresa exploradora do espaço.
