2025/10/31
Adélia Folhas, candidata na lista apresentada pela Aliança Democrática, foi eleita como presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl.
O Partido Socialista venceu a eleição para a União de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, e Fátima Ferreira é a nova líder do executivo. A vitória foi conseguida sem maioria, e os socialistas não conseguiram fazer eleger a sua lista para a liderança da Assembleia de Freguesia. A eleição para a presidência da mesa foi vencida pela coligação AD (PSD/CDS-PP), com o apoio do CHEGA.
Adélia Folhas, candidata na lista apresentada pela Aliança Democrática, foi eleita como presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl. Terá ao seu lado, Daniel Ferreira e Carla Reis, também eleitos pela AD, como primeiro e segundo secretário, respetivamente. A lista do Partido Socialista, que tinha apresentado João Castro como candidato à presidência da mesa, foi chumbada.
Nas últimas eleições autárquicas houve um equilíbrio das forças de poder, e o CHEGA também conseguiu eleger. A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis é composta por seis elementos do PS, seis elementos da AD, e um do CHEGA. A Aliança Democrática fez aprovar a sua lista com o apoio do CHEGA.
“Chegamos a um acordo com a AD para a eleição para votar a favor da lista apresentada por eles para a presidência da Assembleia de Freguesia. O PS não dialogou connosco, e a AD aproximou-se”, revela fonte do partido CHEGA ao azeméis.net.
Sem falar em acordo, António João Santos, candidato da AD à União de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa, e Madaíl, confirma que se reuniu com as duas forças políticas eleitas para o território após a realização das eleições autárquicas.